Glossário de Marketing Digital | Nuno Madeira
374
post-template-default,single,single-post,postid-374,single-format-standard,cookies-not-set,ajax_fade,page_not_loaded,,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,hide_top_bar_on_mobile_header,qode-content-sidebar-responsive,qode-theme-ver-17.0,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-5.6,vc_responsive
 

Glossário de Marketing Digital

Glossário Marketing Digital | Nuno Madeira

Glossário de Marketing Digital

O Marketing Digital não pára de crescer e cada dia que passa novos termos são criados para justificar uma ou mais acções.

Como podemos criar uma boa estratégia de “backlinks” quando não sabemos o que são? Como poderemos agir perante um Email que teve a classificação “bounce” se não sabemos o significado?

Com este glossário espero tirar algumas dúvidas e abrir portas para o aprofundamento de cada termo, de cada palavra, de cada acção.

 

AdRank
Utilizado para calcular a posição de um anúncio no motor de pesquisa, sendo o resultado do CPC x IQ (Custo por Clique x Índice de Qualidade).

AdSense
Serviço de publicidade do Google, onde donos de sites podem inscrever-se no programa para exibir anúncios em texto, imagem ou vídeo. A exibição dos anúncios é administrada pelo Google e gera lucro baseado ou na quantidade de cliques ou de visualizações.

AdServer
Aplicação responsável pela apresentação dos anúncios num site. Permite a gestão do conjunto e a obtenção de estatísticas diversas.

AdWords
Serviço de publicidade do Google, onde os anunciantes pagam para exibir, em determinados sites e até mesmo no Google, anúncios dos seus produtos ou serviços.

Affiliate (Afiliados)
São programas de afiliação onde marcas/produtos promovem noutros sites fazendo com que esses sites ganhem pequenas comissões pela publicidade apresentada, ou seja, é um sistema de retribuição de parte de receita, permitindo obter ganhos na Internet.

App Mobile
Aplicação para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

B2B (Business to Business)
Diz-se do e-commerce realizado por empresas entre si.

B2C (Business to Consumer)
Diz-se do e-commerce realizado entre empresas e consumidores.

BackLinks
Links que apontam para uma determinada página do site, dando crédito e trazendo visitas.

Banners
Forma de publicidade usada na Internet, normalmente em forma de imagem ou interactiva e que contém um link que redireciona para uma página de destino no site.

Benchmarking
Processo de pesquisa e comparação de informação da concorrência.

Blacklist
Normalmente encontra-se associado a um endereço de IP do servidor  e é listado por más práticas (SPAM).

Blended Marketing
Estratégia de Marketing que consiste na combinação das práticas do Marketing tradicional com o Marketing digital.

Bot
O mesmo que “Crawler” na letra C.

Bounce Rates
É a percentagem de visitantes que entram numa pagina do site e saem imediatamente sem ver outras páginas.

Bounces
Emails devolvidos, normalmente por erro no destinatário ou SPAM.

Branding
Gestão do conjunto de elementos que compõem uma marca e a sua identidade.

Bread Crumbs
Sistema de navegação para sites que indica a localização actual do utilizador e os níveis superiores da estrutura de navegação.

BrowseRank
Algoritmo para classificação de páginas que utiliza o comportamento dos utilizadores nas páginas como métrica, considerando a duração da visita na página, página visitada, entre outros factores.

Budget
Orçamento para um determinado projecto.

C2B (Consumer to Business)
Referente ao e-commerce em que a iniciativa parte do consumidor.

C2C (Consumer to Consumer)
Referente ao e-commerce em que consumidores negoceiam entre si sendo a situação mais usual os leilões.

CAC (Custo de Aquisição de Cliente)
É métrica que indica a uma empresa quanto estão a gastar para conquistar cada novo cliente e serve para definir o orçamento e as acções de Marketing.

Cache
Armazenamento temporário de dados recolhidos pelo seu navegador de Internet enquanto navega na web, incluindo elementos de páginas web que visita frequentemente.

Call-to-Action (CTA)
Botões, texto ou imagens que chamam a atenção do utilizador para tomar determinada acção.

Click Fraud (fraude por clique)
Acontece quando se tenta burlar campanhas publicitárias, gerando cliques como se fosse um utilizador normal, aumentando ou custos dos anunciantes ou os lucros dos sites onde constam os banners/ anúncios.

Clickthrough
O acto de clicar num banner ou outro tipo de anúncio, que leva o utilizador para o site do anunciante.

Click Through Rate (CTR)
É a percentagem de utilizadores que clicaram num CTA ou Anúncio versus o número de utilizadores que o viram. Quanto maior a Click Through Rate melhor.

CMS (Content Management System)
Sistema de gestão de conteúdos, utilizado para criar, editar, manter e publicar conteúdo num site, de forma consistente e organizada, permitindo que este seja modificado com facilidade. Exemplos: WordPress, Joomla, Drupal, entre outros.

Conversão
São todas as acções que uma empresa deseja que o utilizador realize, como preencher um formulário, realizar uma compra, assinar um teste, etc.

Cookie
É um pequeno ficheiro de texto guardado no PC do utilizador que permite a sua identificação quando este visita o site correspondente.

Copywriting
Técnicas de escrita, que podem ser direccionadas para captar a atenção, vender ou outro objectivo.

CPA (Custo Por Aquisição)
Sistema onde o anunciante indica o valor que está disposto a pagar por uma conversão.

CPC (Custo Por Clique)
É o valor pago a cada clique num determinado anúncio de campanhas PPC. O CPC médio é um dos mais importantes indicadores na gestão de uma campanha PPC, pois mostra – imediatamente – a variação de pagamento da concorrência directa.

CPL (Cost-Per-Load)
Preço pago pelos anunciantes que usam campanhas baseadas em quantidades de anúncios exibidos.

CPM (Custo por Mil Impressões)
É o preço pago pelos anunciantes para que o seu banner seja impresso/ visualizado 1000 vezes.

Crawler
Refere-se a um robot usado pelos motores de pesquisa para encontrar e indexar páginas de um site. Exemplos: Googlebot (Google); Slurp (Yahoo); MSNBot (MSN Live).

CRM (Customer Relationship Management)
Gestão de relação com o cliente. É o conjunto de metodologias que tem como meta manter e melhorar os relacionamentos lucrativos e duráveis com os clientes de uma marca.

Crossmedia
Técnica de Marketing que envolve vários e diferentes meios de divulgação (online e offline).

CSS
Sigla para Cascading Style Sheets, é uma linguagem de estilo para fazer a apresentação de páginas, como layout de página, cores, fontes, etc.

CTR (Clickthrough Rate)
É a taxa dada pela divisão da quantidade de cliques num anúncio pelo número de impressões do mesmo, e multiplicado por 100. Por exemplo, uma CTR de 2%, indica que a cada 100 impressões do seu anúncio, somente 2 serão clicados.

Domínio
A parte nuclear do URL de um site (o respectivo endereço Internet). No URL “www.google.com/adwords”, o nome de domínio é “google.com”.

E-commerce
É a comercialização de bens e serviços, utilizando a Internet e outros meios digitais.

Embed
Código que pode ser incorporado nos sites de Social Media, para embutir vídeos, álbuns, PDFs, áudio etc.

Engagement
Envolvimento de uma publicação perante uma comunidade de seguidores.

Erro 404
Página de erro que que surge quando um determinado conteúdo não é encontrado num site, como uma página que deixou de existir num determinado site, por exemplo.

Feed
É o conteúdo enviado por um site, sempre que actualizado, para os utilizadores que assinam o “news aggregator” do site. Os mais conhecidos são os “RSS Feeds” disponíveis em blogs, que avisam seus assinantes sempre que uma nova publicação é realizada.

Feed RSS
Link devidamente normalizado, que pode conter conteúdos de um site, para ser replicado noutro meio, normalmente na Internet. Muito utilizado em Blogs e sites de notícias.

Funil de Vendas
Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda. Costuma ser dividido em Topo de Funil (ToFu), Meio de Funil (MoFu) e Fundo de Funil (BoFu). Em estratégias de Marketing Digital é essencial produzir conteúdos para pessoas em cada um desses níveis.

Funil de Vendas: ToFu (Topo de Funil – Top of the Funnel)
Estágio inicial de um Lead no processo de venda, ainda longe do momento da compra. Os materiais para topo de funil são mais introdutórios e possuem o objetivo de transformar o visitante em Lead.

Funil de Vendas: Mofu (Meio de Funil – Middle of the Funnel)
Estágio intermediário de um potencial cliente no processo de venda. Os materiais do meio do funil têm o objetivo de fortalecer o relacionamento e a credibilidade da empresa e gerar demanda pelo produto ou serviço.

Funil de Vendas: Bofu (Fundo de Funil – Bottom of the Funnel)
Estágio final do processo de venda, quando o Lead está próximo a se tornar cliente, pronto para a compra. Os materiais de fundo de funil devem mostrar ao potencial cliente que a sua opção é a melhor possível para o caso dele.

Google AdWords
Ferramenta de criação de campanhas de publicidade para o motor de pesquisa Google e sites parceiros (Adsense) com banners.

Google Alerts
Serviço do Google que permite monitorizar palavras-chave e ser notificado assim que essa informação for encontra na web.

Google Analytics
Serviço que permite obter informação analítica de sites, aplicações e outros meios.

Googlebot
Processo de indexação do Google, que o permite identificar novas páginas e actualizá-las para surgirem no seu índice.

Hashtag
Palavras-chave ou conceitos antecedidos pelo símbolo #. São hiperlinks agregadores de conteúdo. Muito utilizado nas redes sociais como no Instagram e Facebook.

Heading Tags (H1, H2, H3, ..)
São recursos de programação em HTML para apresentar os títulos e sub-títulos de uma página. A tag H1 é um dos elementos mais importantes de uma página e é um dos critérios analisados pelo Google para posicionar o seu site nos resultados de pesquisa.

Hosting
Solução fornecida por um ISP para a disponibilização de conteúdos na Internet, normalmente em regime de servidor partilhado.

HTML
Linguagem de programação utilizada para produzir páginas de Internet.

Hyperlink
Endereço sobre o qual fazendo um clique somos conduzidos para a página correspondente algures na Internet.

Impressões
Uma impressão é contabilizada sempre que o seu anúncio é mostrado numa página de resultados de pesquisa ou noutro site.

Indexar
Recolher dados, armazenar e organizar.

IP (Internet Protocol)
Protocolo que define o formato e a sequência de troca de mensagens entre computadores.

ISP (Internet Service Provider)
Empresas que fornecem ligações para acesso à Internet. Algumas também fornecem alojamento web (ver Hosting).

Keyword Density
Densidade da palavra-chave. É o número de vezes que uma determinada “keyword” aparece na página medido em percentagem. Se essa percentagem for muito alta, o site pode ser penalizado (boas práticas de SEO).

Keywords
Palavras-chave.

KPI (Key Performance Indicator)
Técnica de gestão conhecida em português como Indicador-chave de Desempenho.

Landing Pages
Páginas de destino/ entrada. Onde o utilizador chega quando clica num resultado de pesquisa ou num banner.

Layout
Estrutura do conteúdo numa página ou numa aplicação.

Leads
É alguém que visitou o site e que vai sendo alimentado ao longo do Funil de Vendas com o objectivo de o converter em cada fase do funil (tofu, mofu, bofu).

Link Baiting
Prática de criar headlines (títulos e Headings) visando atrair a atenção dos utilizadores com a finalidade de gerar muitos links em blogs, fóruns e outros sites, num curto período de tempo.

Link Building
É o nome dado à prática de reunir o máximo de links para o seu site. Ele pode ser natural (ou seja, links de outros sites e webmasters que gostaram do seu conteúdo), conseguido pela troca de links (registo em directórios) ou comprados.

Marketing Relacional
Utilização de informação actualizada dos consumidores individuais para conceber produtos e serviços, os quais são comunicados interactivamente, para que possam ser alvo de um desenvolvimento contínuo.

Marketing Viral
Equivalente online do “word of mouth”. Ocorre quando são efectuados sucessivos “forwards” ou partilha de conteúdos digitais com amigos, colegas e familiares.

Metatags
São linhas de código HTML ou “etiquetas” que, entre outras coisas, descrevem o conteúdo do seu site para os utilizadores (pesquisa).

Mobile Ads
Anúncios que se destinam a aparecer em smartphones ou tablets.

No follow
É um atributo colocado em links para que não sejam contabilizados pelas ferramentas de pesquisa, de modo a não passar informação para a página destino.

Outbound Link
São links para um outro site, ou seja, links externos.

Outdoors
Todos e quaisquer tipos de suportes publicitários, tais como painéis, cartazes, mupis, paredes pintadas, publicidade em geral quando impressa em papel ou outro tipo de suporte.

PageRank
Algoritmo utilizado pela ferramenta de pesquisa Google para posicionar sites entre os resultados das suas pesquisas.

Page Title
É o texto que aparece na aba do navegador quando abre uma página e também como linha de destaque na página de resultados do Google. O Page Title é um dos elementos mais importantes em SEO, e por essa razão deverá conter as palavras-chave de maior importância de cada página do site.

Pageviews
É o número de vezes que uma página foi vista.

Permalink
URL que direcciona para um artigo específico de um site.

Pesquisa Orgânica
É o tráfego gerado, normalmente pelo bom posicionamento orgânico (gratuito), em ferramentas de pesquisa como o Google, em que os resultados são listados de acordo com a palavra-chave procurada.

Plugins
Extensão usada para adicionar funções a sites, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.

Pop-up
Janela utilizada em sites para abrir alguma informação extra ou como meio de publicidade.

QR Code
Sigla do inglês Quick Response, que significa código de barras bidimensional que pode ser facilmente digitalizado através de um smartphone ou tablet.

Rede de Display
Um grupo de mais de um milhão de sites, vídeos e aplicações onde pode apresentar os seus anúncios. Os sites desta rede apresentam anúncios do AdWords relevantes.

Remarketing
Recurso criado pelo Google Adwords para gerar listas de utilizadores que já visitaram certo site e assim ter uma lista de utilizadores para direccionar campanhas específicas.

Responsive
Usado no universo dos sites e indica que estes são optimizados para serem visualizados correctamente em qualquer ecrã: smartphone e mobile.

Robots.txt
Ficheiro que indica aos motores de pesquisa como devem proceder ao visitar o seu site.

ROI (Return on Investment)
Retorno sobre Investimento. ROI é a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, e o montante de dinheiro investido. Fórmula: (Lucro do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

ROPO
Hábito dos consumidores de pesquisar um produto offline e comprá-lo online.

SEM (Search Engine Marketing)
É um conjunto de estratégias de Marketing com o objetivo de promover um site nas páginas de resultados dos motores de pesquisa como Google, Yahoo, etc. Normalmente o SEM é dividido entre SEO e anúncios em Links Patrocinados, como o Google Adwords.

SEO (Search Engine Optimization)
É o conjunto de técnicas, estudos e métodos que visam melhorar o posicionamento das páginas de um site em motores de pesquisa como o Google.

Sitelinks
Links que o Google atribui automaticamente a um site ou blog nos resultados de pesquisas.

Sitemap
São uma forma de informar ao Google sobre subpáginas do seu site. É uma lista de páginas de determinado site.

SPAM
Emails que não são solicitados enviados para um grande número de pessoas.

Split Test (Teste A/B)
Método de testar o design/informação de um site, com o objectivo final de melhorar a sua percentagem de aprovação por parte dos utilizadores.

Streaming
Tecnologia que envia conteúdos multimédia, através da Internet, tornando as conexões mais rápidas.

Tags
Palavras relevantes ou termos associados com uma informação (ex.: uma imagem, um artigo, um vídeo) que descrevem e permitem uma classificação da informação baseada em palavras-chave. Muito utilizado em Blogs e sites de notícias para associar informação.

Usabilidade
É o grau de eficiência com que um usuário do site consegue realizar as tarefas desejadas.

Visitante Único
É o visitante que, se já entrou num determinado site e ficou com um cookie instalado no seu computador, contabilizará como sendo o mesmo visitante em diferentes ocasiões. Dessa forma é possível saber quantos visitantes num site teve, sem contar o mesmo utilizador mais de uma vez.

Webinar
Tipo de webconferência no qual a comunicação é inilateral, ou seja, somente uma pessoa fala e as outras assistem. A interação entre os participantes é limitada apenas ao chat, podendo conversar entre si ou enviar perguntas.

Webmaster Tools
Conjunto de ferramentas da Google destinadas a Webmasters.

Não tem comentários

Escreva um comentário